segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Antes arte do que nunca!

O tema que abordarei hoje é uma visão bem pessoal do que mais me inspira: a Arte! E, olha só, acabei de descobrir que é também um assunto bem complexo, por isso vou falar aqui da forma mais despretensiosa, como admiradora, mesmo. Não espere grandes reflexões, ok?

Tendo dito isso, lá vão algumas das minhas experiências com as artes em Londres.

Banksy sendo sarcástico em Portobello Market! 
Na verdade nem é preciso andar muito para achar arte. Os muros vestem arte, as vitrines das lojas vestem arte, os cafés, os bares, as pessoas... Você sente arte, respira arte e sonha arte! Ou eu sou a única louca? Enfim, vou começar logo por aquela que me encontrou: a street art.

Alexis Diaz and Elian collaboration. 
No segundo dia em Londres, quando fui comprar meu ingresso para o Citadel Festival e sem querer parei num dos bairros mais legais de Londres, o Brick Lane, fui logo surpreendida pelos grafites estampando e colorindo o cinza do east London. Esse ai de cima me chamou muito a atenção pelas cores/luzes sobrepostas (meio digital?) compondo com uma linda ilustração e resultando nessa atmosfera bem hypster. Fui pesquisar e descobri que foi uma colaboração de dois artistas. Olha que bacana o processo todo aqui.


Galeria de arte com algumas obras de Banksy e Stick.



Um bar com uma parede meio rabiscada.
 Foi incrível me deparar sem querer com tantos muros pintados, frases, cores, a intervenção de um artista por cima do outro! Amo street art porque é democrático, acessível, não cobra ingresso nem pede atenção. Mas a gente sabe que essa forma de expressão já foi vista como degradação de patrimônio público há não muito tempo atrás, e mesmo que hoje super aceito pela sociedade, ainda carrega esse ar de rebeldia e transgressão que eu adoro!

A fachada de um prédio com algumas flechadas. Não é demais?
E em termos de artista transgressor Banksy é meu preferido. Britânico, começou a pichar as ruas de Londres e Bristol nos anos 90 com seus famosos desenhos em estêncil, criticando a política, a sociedade, a guerra... Com certeza você já viu em algum lugar. (Não conhece? Vale a leitura nesse link. ) Gosto da subversão da sua arte e o seu anonimato torna tudo mais undergroud. O lugar era propício para adquirir um livro sobre ele: "Wall and piece." e assim o fiz.

Artes polêmicas de Banksy.
Outro grafiteiro que sou fã é o meu conterrâneo de bairro, Bailon. Acompanhei um pouquinho da sua trajetória profissional, sempre admirei e para mim é um grande orgulho ver seus pássaros tropicais dando vida às ruas de Shoereditch, Brick Lane, Cabeçudas e o mundo afora! Valeu Bob!

Spring Offering, by Sliks, Bailon e Jimmy C.
Já acostumada com toda essa arte pelas ruas, num outro dia de turista, saí para ver a troca da guarda, mas adivinha: perdi a hora! Braba, com a roupa errada num dia quente de Londres, me vi obrigada a mudar a programação para o dia e decidi que caminhar pela Queen's Way seria a melhor saída. O caminho repleto de bares e restaurantes fofos, fica às margens do rio Tamisa e para minha alegria é onde encontra-se o Tate Modern.
Esse museu estava no meu roteiro e foi uma surpresa quando percebi que eu teria um dia e tanto pela frente! O prédio é super moderno, fica em frente à Milenium Brigde, contrastando com a linda St Paul's Cathedral e o resultado é um show de arquitetura a céu aberto. Nota: lado bom de estar sozinha foi ter "perdido" um dia por lá!

Vista do Tate Modern: nada mal.
Vi de perto obras do famoso Andy Warhol e do surrealista Salvador Dali só para citar os meus preferidos! Depois de passar um bom tempo andando pelos corredores cheirosos desse museu incrível, me vi enlouquecida na livraria querendo tudo! Muito difícil a situação, gente! Com a libra valendo 5,20 reais (socorro!) me decidi e comprei um livro ilustrado sobre a história e loucuras de Salvador Dali! Muito fofo! Preciso fazer um post mostrando um pouco de cada um dos livros que adquiri -melhor investimento!

Feliz da vida com a obra de Andy: Marylin Diptych de 1962.

Auto retrato de Andy Warhol
Depois de ter visitado alguns dos museus obrigatórios de quando se faz uma viagem, já me considerava quase sabida do assunto. Que pretensão a minha! Então, Kristin, minha colega Texana, com seus tantos anos de experiência, me levou para seu pequeno tour de: "Como apreciar boas artes e bons vinhos" -não necessariamente nessa sequência.
Num dia, ela insistiu para que eu a acompanhasse na exposição da Agnes Martin - que eu nunca tinha ouvido falar- claro que não fiz a desfeita em recusar seu convite e fui!

A delicadeza em tons pastéis de Agnes Martin.

Me lembro de parar em frente à essas telas enormes e me deixar levar pelo "TOC" que Agnes sofria, traduzidos em traços retos e cores suaves. Nunca tinha sentido de fato uma sensação tão profunda ao ver uma obra de arte como essa, aparentemente "simples". Segundo a descrição da própria artista, as cores mudam dependendo da hora do dia. Para mim eram retratos perfeitos de pores-do-sol num dia de outono. Uma combinação de cores pastéis numa calmaria perfeita. Poderia morar num de seus quadros!

Mas nem tudo são flores em termos de arte. Minha nova amiga Kristin e eu caímos numa furada com a exposição "Decisions" de um tal de Carsten Holler. A exposição tinha esses dois tobogãs montados para o lado de fora da Hayward Gallery e fiquei super curiosa para ver por dentro, mas me decepcionei! Cogumelos gigantes, TV's que repetiam qualquer coisa, camas andando sozinhas... Eu juro que li a descrição de cada composição do artista, mas achei tudo bem sem sentido, e pegar fila para ver uma animação de uma floresta em 3D... Não colou! Sorry, wine time!

O tobogã que me seduziu!
Nessa minha primeira vez à London, faltou tempo para ver a exposição dos retratos da Audrey Hepburn no National Portrait Gallery, para visitar o Design Museum, o Fashion and textile Museum, e o British Museum (e provavelmente mais alguns que não estavam na minha lista). Pois é, agora me resta colocar essas inspirações em prática -a melhor parte! E aí, quando eu menos esperar a arte vai me achar novamente!

2 comentários:

  1. parabéns le.....estou amando ler suas experiências......sempre olho seu blog....mto sucesso viu?

    ResponderExcluir